terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Casório

Fala sério! Não é para qualquer um ter o privilégio de ir ao casório dos próprios pais! Quero dizer, todos vão, sabe como é, meio a meio... Mas o que eu quero dizer é ir, fazer baguncinha e ainda por cima sair na foto!!



Sei que o blog é do chuchuzinho, mas essa é para comemorar - e guardar para a posteridade! Olha o detalhe: neném de camisa! Gatíssimo, como diria minha amiga Adry. E completando com a carinha de sono...



Pode ser mera formalidade, mas também uma forma de expressar sonhos e expectativas. É acreditar que vai ter companhia sempre para olhar o pôr do sol...




E vai mesmo, pode ter certeza.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pais e Filhos

Faz mais ou menos um ano que a Bisa Dita mudou-se. Foi morar com o papai do céu porque já estava cansada de trabalhar, já tinha passado até o período da aposentadoria.


Bisa do Enzo, bem entendido. Minha avó, mãe da mãe. Lembro que, quando o Mika me contou (minha mãe ligou para ela para que eu não tivesse surpresas ruins, já que o neném não tinha nem um mês), ele ficou meio surpreso com minha (falta de) reação.Vi passar uma sombra de leve em seus olhos, como se eu nem ligasse, se até ele que não a conheceu estava triste. Mas eu espero ter conseguido explicar para ele que aquilo que alguns podem chamar de frieza - e até eu penso assim às vezes - é só uma visão muito realista da vida. Choro com os vivos, me comovo com a saudade e as culpas de cada um... Mas não choro por quem já foi. Nesse caso específico, vieram à mente imagens da minha infância, quando o convívio foi um pouco mais regular. E pensei nela não como bisa, ou avó, mas mãe.




E por que tudo isso? Este mês o Enzo ficou bem dodoizinho pela primeira vez desde que nasceu, tirando o refluxo. Gripe "braba", tosse, inalação, febre... Não foi nada sério, e quem já teve filho doente de verdade pode até me chamar de bobona. Mas quer saber? Algo muda dentro de nós.


Por outro lado, minha mãe também caiu doente- literalmente. Foi internada e tudo, suspeita de pancreatite. E eu, longe desta vez como outras tantas, me vi reavaliando nosso relacionamento. Não quero que seja assim com o Enzo: distantes (mãe e avó), apesar do amor enorme.


Não quero mais, tudo longe, sem aviso se não for por ela mesma, sem saber a verdade... Mas o que eu posso fazer?

domingo, 18 de outubro de 2009

EXTRA! EXTRA!


Post rápido só para deixar registrado aqui: hoje foi o primeiro dia que o Enzo não mamou na mamãe. Foi o final da adaptação à mamadeira, e ele está indo muito bem, obrigado. Por causa do histórico do refluxo e dos gases, optamos por começar com um leite de baixo teor de lactose, e quem sabe depois passamos para o Tirol mesmo, hihihi.

Foi uma época boa- difícil demais no começo, e cansativa até o final, mas agora a mamãe já pode dividir a mamada da meia-noite com o papai. A primeira reação é: eeeeeeeebaaaaaaaa!! Mas aí vem a dúvida: será que a nostalgia vai falar mais alto e daqui a um tempo, vou sentir saudade desse vínculo físico?

sábado, 3 de outubro de 2009

As 5 mais mais dos últimos meses, até o primeiro ano










1 - O Enzo começou nas frutinhas, passou pela sopinha e chegou na papinha com a mesma fama: bom de colher (é que ele não usa garfo, né?). Mesmo assim, por 2 ou 3 vezes a balança não se alterou e em uma, até desceu...







2 - Sentar sozinho!!












3 - Esse tal de dente...












4 - Descobrir novos horizontes.



5 - Bo (bola), Phuuu (piupiu), Papapa (papai), caca, aca (água), Dáa (Dara, cachorra 1), Tãta (Pitanga, cachorra 2), Mama. Primeiras palavras, nessa ordem: para perceberem o prestígio dessa que "vos" escreve.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

1 aninho!!!


No comments at all. :-D

domingo, 27 de setembro de 2009

Um pouco atrasada para a postagem dos 6 meses

Pois é, eu sei. Eu também achei que não voltaria por aqui. Por mil e uma razões mas, mais importante e preocupante, por mil e uma desculpas.


Já faz tempo... Quando algumas das "transformações" mais incríveis aconteceram, eu não postei. Nem sequer tirei foto, muitas vezes. Por mais que o estilo paparazzo me incomode, tenho que agradecer à vovó pelo registro da maioria delas. Há também um outro ponto, cadê nós, os pais? Daqui a uns anos, não vamos lembrar como éramos, nem como andava nossa cara de bobos - e cansados - nessa época.


By the way...


Muita coisa aconteceu conosco também: engordamos (muito mais), desistimos de alguns planos, fizemos outros (e já pagamos a reserva para não desistir), nos perdemos nesse mar de coisas para lembrar de fazer pelo nosso chuchuzinho... Também voltei a estudar, e até já troquei de curso... Descobri que escrever é um hobby (mental, paradoxalmente) de que eu realmente sinto falta, e que talvez me ajude a, usando a analogia do Mika, remar nas águas calmas enquanto a corredera não vem, no rafting da vida!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Batizado

Um monte de gente nos perguntou porquê iríamos batizar o Enzo, inclusive nós mesmos. E na verdade acho que a resposta só veio lá pelo dia, mesmo- 08/03/09.
Primeiro, o Mika não é católico, e eu não sou das mais praticantes... Depois, não é moda hoje em dia deixar a criança escolher quando crescer um pouquinho? Além disso, a Igreja não parece cooperar, e cria um monte de exigências, como padrinhos crismados e casados no religioso (se forem casados), e o tal do Encontro de Pais e Padrinhos, que não é lá essas maravilhas...
OK. Uma coisa de cada vez. Sobre o encontro, apesar de eu ter dito ao Mika pra ir de mente aberta, acho que eles pisaram na bola, foi meio chatão mesmo. Mas teve uma palestra daquele tipo que eu saio empolgada, sabe? Quando é dada por alguém que gosta daquilo. E, pra mim, só por isso já valeu a manhã de domingo gasta. Por causa dela eu defini minha resposta, e até repensei algumas atitudes e pensamentos. Se a Igreja tem seu modo de agir, cabe a nós respeitar o que é justo e mudar o que é possível. (E engolir uns sapos também, como em qualquer religião, filosofia ou seita). Agora, o que não dá é pra falar mal se não participa!!

O Enzo não foi batizado por tradição. Foi porque todos nesse mundo precisam de um caminho, e cabe a nós pais dá-lo à criança enquanto ela não pode questionar, argumentar, escolher. Todos merecem o conforto de acreditar em algo superior: Deus, Buda, uma luz, nossa mente infinita; mas tem que ser uma coisa sobre a qual possamos falar aos nossos filhos com fé e segurança. E, para mim, essa é a Igreja Católica.


E se ele for bem orientado, vai saber trilhar seus próprios caminhos quando chegar a hora.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Boletim de 5 meses 28/02/2009

Pois é, pra começar este mês não teve festinha. Nem dia 29 teve!! E estávamos cansados de verdade... Apesar de ser o fim das férias do papai (que foi quem se deu mal de verdade).


Comecei com um evento social, aniversário de amiguinho... Depois o papai e a mamãe resolveram fazer tudo este mês: me mudar de quarto de vez, vender o carro, ir em médicos, terminar de arrumar a casa (mas colocaram os rodapés!), e ainda receber visitas de São Paulo!! Pra piorar, queriam fazer as coisas de manhã, e assim lá se vai minha rotina de dar um dormidinha depois da mamada das 6:00- e a mamãe quem se dá mal, neste caso.




Eu só sei que neste mega calor, quase nem foram à praia... Mas eu fui fazer minha estréia, sim, e logo na Guarda do Embaú, uma das mais bonitas e preferidas do papis. Também fui na Praia de Fora, mas como é a casa da vovó, acho que não vale ;-) Até porque lá não fui à praia, mas brinquei na minha piscina!! É, ganhei uma mega (para mim) piscina combo "banheira e berço" para viagens. E a vovó também sempre passa por aqui, e um dia até fomos ao Floripa shopping para os pais irem no cinema 3D!!

Mas também senti muito este efeito (um dia, havia a sensação térmica de 51º em Blumenau!!), que alé de altas temperaturas tinha muita umidade no ar... No carnaval me estouraram brotoejas nas dobrinhas do pescoço, e quando a vovó Mada veio, bem no finalzinho do mês também, saíram mais algumas no peito!! Mas valeu a pena, porque apesar de ficar muito quente no colo dela o tempo todo (eu, na verdade, adorei), aprendi pra que serve aquela árvore cheia de bolinhas vermelhas que eu vejo da janela do meu quarto, o pé de acerola!! E até de carrinho já fiz arte...


Claro que nada se compara ao Nicolas, meu amiguinho 1 ano e 2 dias mais velho, afilhado da mamãe... Mas um dia eu chego lá!!










E o mais importante: fui ao pediatra e ele me disse que eu cresci e engordei:
  • 66 cm

  • 7,4Kg
Já estou bem melhor do refluxo, só arrotando um pouco... Também, quase sento sozinho, apesar de gostar mesmo é de ficar de pé. Na minha dieta já tem líquidos- leia-se água, e vou começar a comer frutinha!! Não via a hora, estalo a boca e faço a maior festa quando vejo alguém comendo e a mamãe bebendo água na garrafinha dela, hehe

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Contra fatos não há argumentos

Sabe aquele papo de que o instinto materno só surgiu com a burguesia? Esqueça,não é bem por aí. O que me convenceu foi aquele reconhecimento inicial bem na horinha que eu o vi pela primeira vez, na sala de cirurgia... É meu!!

Além disso, aconteceu algo bem "chocante". O Enzo foi tomar a vacina dos 4 meses, a mesma que ele já havia antes, mas desta vez deu uma reação. Ele chorou muito durante o dia, teve febre... E eu nem "perdi a paciência", isto é, não dei umas broncas como eu faço quando é manha (e ele ri), pelo contrário, me partia o coração, porque ele parecia estar tão triste!!

Depois da mamada da meia-noite, quando fui trocá-lo, ele estava mais bonzinho, até sorrindo, quando percebi que ele tremia... Tremia de verdade!! Minhas mãos não estavam frias, nem o trocador, era de febre!! E ele nem chorava de estar peladinho lá... Isso nos fez dormir mal, mesmo sabendo que era normal e que já estava medicado. É uma das imagens que vai ficar na minha memória- não feliz, mas marcante o suficiente para me lembrar do valor do meu tesouro.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Boletim de 4 meses 29/01/09

Pois é, pessoal, a vida por aqui não está fácil. Muito calor, e não consigo dormir bem, só no ar condicionado do quarto do papai e da mamãe. Até ia me mudar pro meu quarto, mas decidiram adiar isso pra fevereiro- por diversos motivos. O refluxo parece que melhorou com a tal da massagem mas continuo numa babaceira sem fim- e haja fraldinha de boca...


De qualquer forma, crescendo e ficando cada dia mais engraçadinho eu estou. Fui à pediatra na quarta-feira e descobri que estou com 7kg (redondo!) e 64cm centímetros. Um monte de gente vem me visitar mas não consegue me carregar por muito tempo, hahaha, e já nem servem algumas roupinhas G!!


Falando em tamanho e graça, estou bem espertinho também. Já me viro na cama, de barriga pra cima para bruços, mas ainda não sei voltar. E apesar de estar melhorando do refluxo e até gostar do tummy time, se deixar, eu saio andando!! Só quero ficar de pé, dando passinhos... Estou também rindo à toa, especialmente pro papai- mamãe morre de ciúme e diz que eu sou puxa-saco. Mas não é verdade, eu sou um verdadeiro puxa-tudo-o-que-estiver-a-meu-alcance.









Conheci a vó e a tia postiças de São Paulo, fui paparicado até não aguentar mais, ganhei muitos presentes e até dancei dança do ventre!! Os meus preferidos foram a cadeira e a almofada de vaca (que muge e dá risada), mas o que fez sucesso entre a galera foi a roupinha do timão!! Mas só entre a família paulista, a daqui está louca pra me ver de azul do Avaí.








E como bom florianopolitano que sou, já fui dar voltinha e molhar o pé na Lagoa da Conceição!!

Não gostei de primeira, talvez tenha ficado um pouco inseguro porque a mamãe estava de fora, e se ela não entrou, por que estão me molhando? Mas depois achei melhor aceitar, pra pararem de insistir...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Duelo de Titãs

A foto já diz tudo. E como diz o Mika, mais barulhento que um nenenzinho, só a avó dele. Imagine em dobro...


E o "melhor" é que o Enzo, sendo filho de pai muito querido, tem ainda mais candidatas: 2 tias que foram "mães" pro Mika e uma que conquistou o direito por nós dois. Essa última está longe, nem o conhece ainda mas, por merecimento, ganha foto também.


Mas não sei se é crítica a palavra para aqueles comentários que não chegam a ser respondidos ou verdades da mamãe que não são ditas...
É isso- ás vezes, o silêncio vale mais que mil palavras. E custa muuuuito menos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tudo tem seu tempo

Até de ficar cansada? Pois é, parece que sim, e esse está chegando agora pra mim. Esses dias andei até meio sem paciência, não tenho nem conseguido fazer o Enzo dormir logo... Ou ele que anda mais difícil?

A verdade é que esse papo de refluxo realmente está me estressando. Não com nosso chuchuzinho, mas deixá-lo 30' "de pé" depois de cada mamada deixa qualquer pessoa com os braços meio cansados- isso quando não inclui as pernas. E ir dormir à 1h30 e acordar as 6h, sem contar aquela reclamada básica que ele anda dando por volta das 4h- turno do Mika, thank God! E durante o dia está difícil fazê-lo dormir, será pelo calor ou só barda, manha?

Agora nos foi indicada uma pessoa que faz uma "cura caseira" através de massagem, já fomos uma vez... Sei lá o que pensar, eu sou tão cética, mas sabe aquela coisa de tentar qualquer coisa? Ela "amassa" ele um pouquinho, serão umas 3 sessões, e ele tem que tomar um chazinho... Nada demais, será que o funcionamento não depende mais de mim do que dela? Geralmente é nisso que acredito, e no entanto acho que não estou fazendo minha parte 100%!

Ou desencano e dou o tempo do Enzo ficar maiorzinho só tratando os sintomas e, se não melhorar, passo pra medicação mais efetiva? Tratamento convencional, sabe? Só que com isso eu adio meus próprios planos... Olha só, sempre soube o "trabalho" que um filho dá, e ele de uma maneira geral é bonzinho e saudável, então não é por aí o pensamento, é só que...

Eu gosto mesmo é das mudanças.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Boletim de 3 meses 29/12 c/ surpresa

É, esse dezembro vai ser mesmo inesquecível... Pro papai e pra mamãe, eu mesmo não vou lembrar de nada, hihihi
Teve muita foto e festa, muita visita a diversos pediatras, passeios em shopping, centro da cidade... Uma loucura! Em princípio, vcs viram, não me dei muito com o Papai Noel, mas depois me comportei melhor, e até acabei ganhando vários presentinhos e presentões!! Mas como já escrevi algumas coisas, vou resumir às novidades:


  • tomei umas vacinas de gotinha e umas doídas de injeção, mas mamãe diz que são muito importantes. Algumas o governo dá, mas tem uma que não, chama-se PREVENAR, e é contra o Pneumococo. A vó Mada que me deu de Natal, junto com uma outra que tenho que tomar em janeiro... Que presente de dois "legumes"...

  • Saiu o resultado do meu teste do pezinho, e deu tudo ótimo!

  • tomei um monte de remédios, mas acabei o mês só com 1, "Losec Mups", pra esofagite.

  • Numa idade em que o normal é endurecer o pescoço, eu só quero ficar sentado!! E adoro

conversar e rir.



  • Fui no trabalho do papai, no Angeloni, e fiz o maior sucesso com gatinhas de várias idades. Elas gamaram mesmo foi nos meus cílios...

  • Até que enfim meus pais deixaram de frescura e convidaram meus futuros padrinhos pra me batizar: Dinda Sharlene e Dindo Cleber ou Barney, como preferir. Mas eles demoraram tanto que só a partir de março que haverá cursos para batismo. Ah, e ele até já trocou minha fralda!!

  • Dormi no meu primeiro reveillon, com meus ouvidos tampados...

Mamãe está dizendo que agora tenho que dormir o ano inteiro...

  • fui no pediatra hoje, e vcs não vão acreditar: estou com 6,450Kg e 62,7cm!!


SURPRESA: Hoje eu completo 100 dias! Na cultura coreana, essa é uma data muito especial, tem até festa!! Vejam o que eu descobri, no post do blog http://iacobus.wordpress.com/2008/12/02/cartas-coreanas-gravidez-cont/


"Somente aos parentes próximos são permitidas visitas ao recém-nascido por pelo menos 100 dias após o nascimento. (a mamãe morreu de inveja aqui...) Historicamente isto tem sido feito porque a mortalidade infantil dos bebês coreanos era muito alta. Após os 100 dias é feita uma grande festa chamada baek-il. Tradicionalmente, os pais e os familiares oravam aos Samsin (três deuses) por riqueza, saúde, sorte e longevidade. (tem um deus trabalhando dobrado nesta, mas o que mais que a mãe quer pro seu bebezinho?) Após, uma celebração era feita com pratos especiais. Hoje em dia, a festa se resume somente à comida… "

Pois é, ninguém aqui de casa sabia, mas teve até um jantarzinho bem gostoso pros meus pais e dindos que a mamãe fez- modéstia à parte dela, claro.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008

Palavras da Cris


"Puxa, esse ano foi intenso!! Começou muito bem, porque passei com meu irmão Beto e a Karlinha, pessoas que eu amo muito- além de estar ao lado do Mika, claro. E acabou melhor ainda, porque estávamos num lugar que adoramos, só nos 3 (o Enzo no colo).

Entre os dois extremos, o evento principal foi a gravidez e a chegada dele. Quando eu soube- por telefone- não acreditei. Quando contei ao Michael, tenho certeza de que ele suprimiu um "já?!?", e contar a todos foi uma tarefa divertida. Ficar com medo de enjoar ou engordar, procurar a barriga que demorou pra crescer- e depois não parou mais, ler muito... Curti tudo isso. Achei que fosse cantar mais pra ele, ouvir uns CDs clássicos, me dedicar só pra isso... Mas esse ano também foi uma roda-viva no trabalho, teve a formatura do Mika, o aniversário de 1aninho do Nicolas, meu afilhado. Teve muito stress, muuuitos planos, coisas atrasadas... Mas tudo vai pra caixinha com o rótulo "2008" que eu guardo no cérebro, porque também foi inesquecível.

E que venha o próximo, que vai ser melhor ainda!!"



Palavras do Enzo

"O que posso dizer? Eu nem falo (que os outros me entendam, claro)!! Me instalei na barriga da mamãe em janeiro, dizem que só comecei a ouvir em junho, mas só cheguei pra valer em setembro. E esse último trimestre foi cheio, viu... Muito chorinho, fraldas a perder de vista, babação total (da minha parte e da família, em cima de mim), etc, etc. E fotos, caramba, sou mais fotografado que celebridade do BBB pelos papparazi, pode acreditar!!

A vó-dinda Laci me deu um álbum de fotos e lembranças lindo, do Pooh (que o papai ainda chama de Puff) no Natal. Nele tem uma página pra completar que a mamãe está tendo trabalho pra completar, então se alguém quiser dar palpites, pode.

Ela diz "Quando eu nasci..."

  • Na minha família...


  • As músicas mais tocadas eram...


  • No Brasil o que acontecia de mais importante era...


  • Quem se destacava no esporte era...


  • As gírias eram...


  • Os filmes em cartaz eram...


  • Outros acontecimentos

Bem, eu estou louco pra ver como 2009 vai ser, já estou cheio de planos: falar mamãe e/ou papai, andar, fazer 1aninho..."