quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Refluxo

Pois é, isso e polêmico, mas aparentemente nosso chuchuzinho tem...
"O esôfago é um tubo muscular que conduz os alimentos da boca ao estômago. Na sua parte inferior existe um esfíncter que se abre para a passagem do alimento e se fecha para que o alimento não volte. Quando o esfíncter é fraco ou imaturo, ele não segura o alimento no estômago, que acaba voltando para o esôfago na forma de regurgitação ou vômito. A grande maioria dos bebês apresenta refluxo gastroesofágico por causa da imaturidade do esfíncter esofagiano. É chamado de refluxo fisiológico, isto é, que faz parte do desenvolvimento infantil.
O refluxo gastroesofágico é considerado patológico quando os episódios de vômitos e regurgitações não melhoram depois dos seis meses de vida mesmo com alterações na postura e dieta. Nessa fase, a criança não ganha peso ou o perde e pára de crescer e produz uma esofagite (inflamação do esôfago).
Além desses problemas, a criança apresenta sintomas como irritabilidade, choro persistente, dificuldade para dormir, recusa de alimentos ou complicações relacionadas ao nariz, ouvido, seios da face e garganta.
Em casos mais graves, a criança pode apresentar uma apnéia (parada respiratória) ou aspirar o próprio refluxo (chegar aos pulmões), progredindo para uma pneumonia aspirativa. Preste atenção se seu filho apresenta como sintoma chiado no peito. Os casos mais sérios são tratados com medicação que auxiliam também no esvaziamento gástrico e neutralizam a acidez da substância do estômago."
Desses sintomas, o Enzo não regurgita (bota o leite pra fora) ou vomita (bota "coalhada" pra fora) muito- mas vejo sempre ele engolindo de volta- nem recusa mamar, pelo contrário, mama sôfrego pra aliviar a sensação. Ele tem também muito soluço, logo após qualquer mamada, e está sempre "mastigando" algo, que é o gosto ruim que sobe. O pediatra de plantão, que diagnosticou o caso, disse que tem tratamento, que hoje em dia a cirurgia é muto rara e só em casos muito graves; e o pediatra dele realmente passou 2 remédios e disse para irmos vendo...
Agora, dá um dó vê-lo tomando esse monte de porcarias ele está fazendo só um mesinho de vida... Mas é muito pior quando ele chora, sentido e desesperado, juntando as mãozinhas na altura do peito e apertando... Corta o nosso coração.

Nenhum comentário: