quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Como nossos pais

É, sei que é o título de uma música. Que aliás eu gosto muito, até, de preferência com a Elis.

"Viver é melhor que sonhar"... Mas isso é difícil às vezes, não é? Porque viver é verbo imperfeito... ;-)

Desde a concepção somos influenciados pelos nossos pais: se somos aguardados ou não, como somos recebidos neste mundo, nosso nome, roupas, decoração do quartinho... Mas espere aí, é nossa própria história, e embora a esta altura a gente ainda não saiba escrever, já aprendemos a fazer manha se queremos colo, ou balançar a cabeça se não gostamos de sopa de espinafre...

Crescemos ouvindo certos elogios e reclamações tantas vezes que eles passam a ser "verdade"; e quando chega a adolescência, já estamos tão "programados" para pensar daquela forma, que as mudanças trazem os confrontos. Descobrimos outra(s) pessoa(s) para ser a razão de nosso afeto, outro mundo, maior que nosso umbigo (embora esse seja a primeira "parada"), e que os pais até agora haviam nos "moldado" para viver em sociedade. E essas descobertas podem magoar, porque a gente quer ser único, e distanciar essas pessoas que tanto te amaram até agora. E vão continuar amando, mas achamos que isso já não é tão importante.

Aí você se torna adulto. Descobre que aprendeu mais do que imaginava quando sua mãe lhe dizia "Não pode", e enquanto fazia escondido assim mesmo. Descobre que a vida realmente não é em preto e branco, mas que está apto a tomar suas próprias decisões, e arcar com as consequencias quando elas não forem tão boas assim. E descobre que quer ser um pai melhor, mas algumas coisas valem a pena ser repetidas:

*dar liberdade, para que ele aprenda que ela vem com responsabilidade;

*ensiná-lo que, se não tirar o uniforme da escola quando chegar, vai usá-lo amarrotado no dia seguinte...

*a respeitar os mais velhos

*a respeitar os animais

*a aproveitar os momentos bons, e não prolongar os ruins

*a aprender com ambos

*a brincar na rua e assistir desenho

*a cultivar os amigos

*a partilhar as coisas - e que algumas não devem ser partilhadas

*a gostar de ler!! :-D

*que seus pais vão esquecer muitas coisas, então listas como essa são passíveis de modificação sem prévio aviso.

(Sugestões escritas em colaboração com o papai!!)

Nenhum comentário: