segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Marcos da infância: entrar para o primeiro ano!

Ou, pelo menos, era um marco antigamente, quando a Educação Infantil não era obrigatória, e a gente ia para a primeira série, e tinha de ter 7 anos (ou estar para fazer)... Hoje, não: a molecada vai à escola desde os 4 meses - ou 1 ano depois, como o Enzo - ou no máximo até os 4 anos, conforme a uma emenda constitucional 59 de 2009. Acho ótimo, e por experiência acredito que isso fez muito bem para ele! Foram saltos no desenvolvimento, o despertar do interesse em aprender sobre tudo, convívio com outras crianças... E, consequentemente, muito assunto para tratar com ele, e para nós aprendermos!


A profª Andreza é de ouro!



Tivemos a oportunidade de conhecer três realidades diferentes: o C.E. Aquarela, o CEB e o Colégio CriativoEsse fim da primeira fase do Enzo aconteceu no Criativo, escola que escolhi por causa da proposta pedagógica, antes mesmo de ir trabalhar lá: reza a lenda que é baseado em interação social e valorização do contexto histórico-cultural dos alunos.
Acho que uma coisa que aprendi com as mudanças foi: a estrutura física e as políticas da escola são importantes, mas no fim das contas, o que conta para os pequeninhos é o material humano, isto é, o contato com @ professor@. (Coloquei "@" só para ser politicamente correta porque, em sala, como pedagogas, sempre houve mulheres profissionais.)


 Mas uma coisa que não dá para negar é que cada evento deles é pensado em detalhe, para se tornar uma lembrança para ser comentada por anos. Imagine, então, uma formatura baseada em um tema que foi estudado desde o início do ano, construindo significados para os 'formandos', e matando os papais de emoção... Quem nunca leu a famosa frase "O essencial é invisível aos olhos" ou "Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas", que atire a primeira rosa ;-)



A cerimônia foi no sítio da escola, mas olhando as fotos ninguém diria... Teve estúdio de fotos na entrada, muitas rosas vermelhas na decoração, uma entrada dos modeletes mais lindos do mundo, fazendo pose e tudo, com fundo de caricatura desenhada por um colega, para lembrarmos que eles conseguem!

No ano anterior, trabalhei na formatura das outras turminhas e quase chorei de emoção... Agora, o Enzo cantando, de touca de raposa, aquela musica que ele vinha ensaiando em casa há tempos, e que depois até copiou em um bloquinho para não esquecer S2

Uma palavra tão linda, há muito esquecida, se fez
Contendo sete letrinhas que, quando juntinhas, se lê: cativar.
Cativar é amar, e também partilhar
um pouquinho da dor que alguém tem de levar

Falando em cantoria, além das outras turmas, teve até uma surpresa para os papais, o coral dos alunos cantando que "traziam a rosa para nos dar, te amo", hehe. Nosso menino leitor de ouro foi orador, de surpresa,e leu super bem, não ficou nervoso nem nada. As vovós marcaram presença, tiraram fotos bem inchadas de orgulho, e até os dindos vieram, com a Sarinha - pena que não pegaram a sessão de fotos!


Enzo e Mariana: melhores amigos!
(Mas ela não quis tirar com foto com ele dando beijiinho na bochecha...)
Ver os nossos "bebês" mega comportados com suas becas e canudos #sqn, super ensaiados e afinados, hiper felizes com seus amigos apesar de cansados (sim, nem tudo foram rosas), ultra charmosos...

Realmente, é para não esquecermos por uma vida.





Nenhum comentário: