segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festa Junina!!

Bem, para quem não sabe, eu A-D-O-R-O festas juninas, ou "quermesses", como falávamos antes... Era do tipo que ensaiava quadrilha do Redê, batia ponto na barraca da pescaria, usava roupa remendada e fazia pintinha (vestido, trancinha e dente estragado não eram meu forte...), e ainda comia (e como!) muuuito!! Uma delícia!!

Ano passado, o Enzo no Maternal não ganhou camisa xadrez, só um lencinho e coração na calça jeans. Este ano teve um upgrade, afinal, ele iria até dançar na escola!! Peguei-o cantando algumas vezes "Mão para trás! Segura o vestido!" nestas semanas que passaram, e "Cai cai balão", "Pula a fogueira", "Capelinha de Melão" e outras são as TOP 5 do mês. A festa era só para as crianças, mas dei uma 'choradinha' e fui ver a dança... Para começar, colocaram a menina mais alta da sala ( e olha que ele não é dos mais baixinhos) bem na frente dele!! É perseguição demais para uma mãe só... Mas é claro que, em vez de cantar, ele ficava olhando em volta, viajando, reparando em quem estava tirando fotos... Resolvi dar um desconto para as profes.

Amooooooo esses momentos!

Mesmo assim, meu jeca ficou lindo demais, quase combinando a camisa com o remendo do bumbum, com o lencinho do ano passado para dar um toque ecologicamente reutilizável no visual. Pintar as costeletas e monocelha não foi fácil, mas difícil mesmo foi ele se convencer que estava bonito e dar um sorriso de verdade. Só a vovó Madah corujona conseguiu um espontâneo - mas com o Pocotó junto, claro!


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educação

Muitas vezes me pergunto se estou fazendo a coisa certa com o Enzo. Desde pequenas decisões, como se compro ou não um bombom de sobremesa, até grandes questões, como trabalhar só meio período para acompanhá-lo melhor, são sempre motivos de auto-questionamento interminável.

Recebi este e-mail de outra mamãe amiga, e dizia que se tratava de uma palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/09. Claro que a gente nunca sabe se é verdade, mas...
O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2006, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

·         1º- lugar: Sigmund Freud ;
·         2º- lugar: Gustav Jung;
·         3º- Lugar: Içami Tiba


1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é ransitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real.
Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.
Não são todos que conhecem.
Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar.
Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer?
A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará . A criança não pode alterar as regras da casa.
A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado.
Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga .
A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Quando a recompensa vem, mesmo que o resultado seja unicamente do interesse do filho (progredir), ele sempre achará que deve receber algo mais por ter feito unicamente sua obrigação.


19. Trabalhar? Nunca fez mal para a saúde, muito pelo contrário. "Criar" os filhos com 30 anos (ou até mais) sem esta responsabilidade certamente refletirá na vida e no caráter dos netos pois terão pais que não sabem lutar pelo que eles querem. Afinal não ganharam sempre de mão beijada?

20. Pessoa "Mau Caráter" não existe. Ou se tem caráter ou não se tem. Não há meio termo.

21. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

22. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

23. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

24. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham.
'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype,é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

25. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando
alguém é educado achando-se o centro do universo.

26. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

27. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

28. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar e dar valor ao trabalho para ganha-lo.


        
Não sei se as coisas são tão simples assim, mas vê-lo aproveitando cada fase - inclusive as de revolta - me faz querer acreditar que estamos no caminho certo.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mensagem de sabedoria

Vejam só o que recebi da Tia Tânia... É ou não é para se pensar? E o Enzo, que gosta do Mickey, será que está no caminho certo?

"Desde pequeno eu via coisas estranhas na TV!


* O Tarzan corria pelado... 
* Cinderela chegava em casa meia noite...
* Aladim era ladrão...
* Batman dirigia a 320 km/h...
* Pinocchio mentia...
* Salsicha (Scooby-Do) tinha voz de maconheiro, via fantasma e conversava com o cachorro...
* Zé Colméia e Catatau eram cleptomaníacos e roubavam cestas de pic-nic...
* Branca de Neve morava na boa com 7 homens (pequenos)...
* Olívia Palito tinha bulimia;
* Popeye fumava um matinho suspeito!!!
* Pac Man corria em uma sala escura com musica eletrônica comendo pílulas que o deixam ligadão;
Super Homem locão, colocava cueca por cima da calça;
* A Margarida namorava o Pato Donald e saía com o Gastão;

Olha os exemplos que eu tive! Agora pedem pra eu me comportar?!?!?!"

E sabe o que é pior? A gente nunca sabe se passa um desenhinho clássico pro Enzo, ou deixa ele se "contaminar" com os tempos modernos... E veja só o que ele anda assistindo:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aproveitando para pagar as dívidas

Não ficou lá essas coisas, mas mãe é mãe... Ano passado ele só chorou e eu achei lindo, e ainda reclamei de professora, o que dirá esse, que ele bateu palmas e cantou o tempo todo :-D


Aproveitando o "parabéns"... Dia 29 foi o do papai!! Teve bolo com velinha do Bob Esponja, chapéu e (quase) tudo que tinha direito... Aí vai uma seleção:


PARABÉNS, MELHOR PAPAI DO MUNDO!!