sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ao Papai Urso

Da mesma forma que disse que os pais são mal aproveitados, quero expressar aqui minha opinião de mãe: somos todas lesadas. Não, não no sentido de birutas, quero dizer que nos damos meio mal nessa história toda.


Eu sempre acreditei, por exemplo, que eu ia dormir bastante, e curtir mais ainda. Mas, cadê tempo?!? Sem entrar nos detalhes reformadores e profissionais da história, continuamos tendo que cuidar da casa, do marido, da decoração do quarto, de deixar o enxoval lavado e passado, a mala pronta...

Ah, e queria falar com o meu bebê desde, sei lá, é no quinto mês que ele começa a escutar? Tocar boa música pra ele já saber que The Beatles é bom, assim como Whitesnake e Black Sabbath, mas tem horas que a gente precisa mesmo é de Enya, ou apelar pro Beethoven! Explicar a diferença entre Música Popular Brasileira e a música popular do momento- geralmente ruim, hehe. Mas o máximo que consegui foi, em um momento de stress, ouvir os da Disney, e um dia de babá do Nicolas, ouvir um "Mundo da Criança" do Toquinho. Nem pra conversar dá, só um "Onde você vai com esse pé na minha costela?!?" no meio do trânsito...

Ninguém me lembrou também das camisolas... Sério, esse tipo de vestimenta não é meu favorito meeesmo, mas reza a lenda que as mães têm que vesti-las... Com calcinhas tamanho e modelo grande, ai, ai... Quando é que a gente se transformou de mulher para mãe, nesse processo todo?!?


E tem mais:

Arrumar o quartinho, resolver o enxoval, renovar os detalhes, achar lugar pras fraldas, rsrs... Ninguém me preparou para isso também. Esquecer um pouquinho a correria do dia-a-dia e mergulhar nesse mundo de expectativas e sonhos de criança em cabeça de mulher... E isso está valendo qualquer camisola, dificuldades para dormir ou birutice :D

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Dia dos Pais

Eu acho que os pais são muito mal aproveitados nessa história de filhos. É, eu sei que a participação inicial é quase(!) fundamental, mas e depois? É a mulher que carrega, muda de humor, engorda, ganha celulite (nem me fale) e estrias, fica anêmica e, claro, dá à luz. E ainda tem que amamentar, depois de todo esse trampo!! Acho que essa divisão de tarefas deveria ser revista pela CLT... Por outro lado, ainda existem aqueles folgadões que não trocam uma fralda depois que já têm seus rebentos no colo!!

Recebi a notícia outro dia de um projeto para que a licença paternidade aumentasse para 15 dias, e achei muito legal. Naquele curso de gestantes, a psicóloga cometou sobre o Baby Blues, uma certa "tristeza" que a mãe sente no início mas que nada mais é que uma desaceleração para ela entrar em sintonia com aquelke serzinho pequeno, frágil, totalmente dependente... Já muitos papais comentam que, com toda a comoção, visitas, etc, ainda não tiveram tempo de curtir a própria família!! Essa lei seria muito bem vinda para dar mais tempo de adaptação à nova vida, e quem sabe fazer alguns pais interagirem mais...


Não estou reclamando do Mika, não, muito pelo contrário. Acho que pessoas como ele, que estão dispostas a aprender, embora meio receosas, seriam muito beneficiadas!! Ele que foi em todas as palestras, e até ficou assistindo sozinho a da nutrição na amamentação; que compra revistas de quartos de bebê a formação da mente da criança; que vive dizendo que vai ficar com o turno da madugada; exijo muito, às vezes, mas senão não seria eu, e grávida! Mas adoro esse jeito dele. E nesse domingo ele ganhou um monte de parabéns, os primeiros de muitos!! Brincou que demorou tanto pra ganhar uma nova data de presentes, já que perdeu a do Dia das Crianças há muitos anos... E até ganhou um presentinho, porque não basta ser pai, tem que ter uma caixa de ferramentas!!


Não, quando digo mal aproveitados quero dizer que esse primeiro contato é talvez menosprezado por muitos... E por alguns por muitos anos! Quero dizer que eu gostaria que houvessem homenagens, textos lindos e slides para os pais como há para as mães, rodando internet afora. Quero dizer que nunca é tarde, também... Tenho certeza de que meu pai não trocava minha fralda, mas Oh, boy! I miss him so much!



Parabéns pelo Pai que vc já é, que vai sentir falta de me abraçar a noite e sentir o Enzo mexendo na minha barriga.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Chá de bebê III: a surpresa







Pois é, por essa ninguém esperava. Muito menos eu, hehe... O pessoal do Línguas Idiomas se esforçou, e eu sempre dava o bolo sem querer, mas a persistência superou a resistência mais uma vez- desta vez com a ajuda do Mika, pelas minhas costas!!




Segundo ele, eu não só me dei bem porque tive provas de que nosso chuchuzinho é muito amado, como de 3, só em 1 conseguiram me pegar pra palhaça- literalmente, vcs nem imaginam o meu estado no final...





Mas a Taty é boazinha, acabou comigo mas levou demaquilante ; )

E aqui estou eu, mais uma vez agradecendo o carinho enorme da "família Línguas", de todos que foram e aqueles que não puderam, mas estavam lá representados de alguma forma. Um beijo no coração de vcs!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Chá de bebê II: o retorno

Então, o caso foi o seguinte: a família do Mika aqui na grande Floripa é grande. São uns quantos tios-avós, e cada um tem seus próprios filhos que já são praticamente tios, e que têm os primos de 1º, 2º,... grau; deu pra imaginar? Não dava para fazermos um chá de bebê!!


A idéia inicial era fazer uma festa "julina"- eu adorei! Só que com reforma na casa ninguém merece, né? Sugerimos então um café colonial, e as vovós corujaças daqui já se prontificaram. Explico: café colonial é uma "festa" à tarde onde tem muitos comes, doces e salgados, e bebes- geralmente não-alcoólicos, hehe. E, como o Mika é um cara muito querido, temos por aqui 2 pessoas que se denominam "vovós": a Lau, mãe dele, e a Laci, tia e madrinha. E as 2 disputam o título que é uma coisa!!


Enfim, listinha pronta (e acrescentada de alguns nomes que não poderiam deixar de ser convidados), cardápio preparadíssimo (eu disse que ia ser muita comida!), convitinhos impressos e distribuídos (usando nosso pintinho de estimação, o mesmo do chá dos amigos)... Foi um sucesso de público!!


O nosso obrigado mais sincero a todos que puderam ou não ir, mas que mandaram os melhores votos e muita paparicação... E um abração especial para a Stephanie, que parece que vai ganhar a corrida pro primeiro bisneto, a Marina, e pra bisavó sortuda, rsrs.


Sem esquecer as responsáveis por esse momento tão especial pra todos nós. Vcs moram no nossos 3 corações!!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Chá de bebê: a missão

Pois é, estávamos fora do ar semana passada. Literalmente, já que mal dava para checar os emails por falta de tempo. Sei o que a maioria pensa sobre os professores: férias de julho nao tem nada pra fazer. Ledo engano, meu mês de julho, quando eu achava que ia dar uma descansada, foi bem corrido.Primeiro porque a gente continua com a novela da casa, e cada vez vem uma trama a mais, hehe.

Estavam acontecendo o intensivo de inverno, a reciclagem para professores e a preparação para um workshop que demos sobre idéias para o ensino, sábado passado (até o Mika trabalhou nessa, escravo mesmo). E 2, sim, povo, 2 chás de bebê programados!! O nosso chuchuzinho é muito querido mesmo!!

Hoje ainda estou meio correndo, vou colocar as fotos do chá dos amigos. Teve convitinho via email, e quase todo mundo que a gente convidou foi; pena que nao podíamos chamar todos! Na verdade a Adryy começou a organizar, depois ficou tão atarefada que eu me senti mal de ficar enchendo a paciência dela, hehe... Enfim, foi lá no salão de festas do prédio onde ela mora com a Kel, e quase não me safei das brincadeiras esdrúxulas, mas no final deu tudo certo.

Muito obrigada pela presença, pelos mimos (e quantos!) e acim de tudo pelo carinho, pessoal!! Desculpem-me aqueles a quem não agradeci, foi por pura falta de meios de comunicação...