Existia essa lenda urbana sobre pessoas que herdavam a dentadura dos pais, porque antigamente era um 'bem' de luxo, tipo telefone. Digo que é lenda porque, para escrever aqui, pesquisei no Gúgol antes, e como só achei um caso, acho que as coisas tomaram proporção de lenda. Mas o fato é que eram caríssimas, sim (minha própria herança de lembrança da faculdade de Odonto), e alguns falecidos ainda levavam a chapa com dente de ouro (bom disfarce).
Maaaaas, onde estávamos mesmo? Os pais do Enzo não usam dentadura, obrigada pela parte que me toca, mas deram uma bela herança pro nosso menino: belos e grandes dentes, arcada de mentira. Para fazer um rápido cenário histórico, eu usei aparelho dos 1???? até os 20 anos, arranquei 4 pré-molares, futuramente acompanhados por mais 4 dentes do siso - e daí vem minha desculpa quando eu quero surtar, coitada, não tem juízo - e até hoje tenho um araminho pra dar uma segurada nos inferiores (Pasmem, vai fazer 20anos!!). Já o papis também usou aparelho por um tempo, mas acho que a agulha da anestesia para arrancar os empecilhos para um sorriso alinhado o assustou de vez e ele desistiu, exibindo aquele sorriso meio encavalado mas simpático que tanta gente ama (estou falando do Enzo e mim, aqui).
Adivinhem essa: qual o nível de surpresa sobre a possibilidade do chuchuzinho ter uns ferrinhos por aí logo, logo?
Os dentes centrais superiores demoraram uns 2 anos desde a primeira vez que pareceram estar moles, a caíram bem seguidinho um do outro: o primeiro no domingo, 3/4/16, comendo um hambúrguer no vizinho, o outro quando enroscou 'sem querer' no fio dental da dentista na sexta-feira daquela mesma semana, dia 8/4. E dá-lhe janela!! E mais outra, na lateral direita! E finalmente, uma por pura falta de espaço pro vizinho grandão crescer, quando a mamãe super mega ultra corajosa arrancou o bichinho lateral (que estava preso por uma ponta de 0,5mm...) em 13/06!
A dentista (nova) admitiu que sua troca estava mesmo atrasadinha, e aproveitou para encaminhar para a ortodontista. Sim, os dentes dele estão fora do padrão, com desvio da linha média - coisas de mamãe - mas nada que comprometa AINDA. Agora, o mais doido foi ela dizer que pelo cheiro da boca dele dá pra saber que ele estava com secreção nos seios nasais (A.K.A. sinusite e encaminhá-lo para um otorrino!!). Falou para eu cheirar e tudo - mal sabe ela que essa parte de nariz defeituoso também veio da mamãe - mas, ao consultar o otorrino, já estava tudo bem, e ainda deu pra saber se há algum impedimento para uma futura correção, o que descobrimos que não (pasmem, acho que isso deve ter sido o lado do papai mais forte...)...
Enfim, ontem fomos para a próxima consulta, e tudo certo, na medida da tortura. Agora, esperemos pela consulta em novembro, enquanto ficamos na torcida de mais espacinho naquele sorriso :-D