Esses dias estava relendo o blog e percebi que, em muitos posts, escrevo "ele está crescendo". Gente do céu, que coisa chata!! Mãe é bicho sem noção, queria que ele não crescesse nem amadurecesse? Quer escrever um blog que o acompanhe por anos sem que os assuntos mudem? (Mas bem que eu queria gravar um dele cantando de novo...)
Mas como é que a gente marca esse crescimento de forma menos subjetiva? Existem muitos marcos da infância, mas ao fazer uma pesquisa mega ultra rápida nos sites brasileiros, em geral aparecem os estágios de desenvolvimento dos bebês, ou até os 5 anos. Com sorte, inclui a vida escolar e pré-adolescente, ainda que assim, em um pacotão. Será que os pais deixam de ler sobre os filhos nessa fase, já que estão mais independentes; ou começam aqui a se preocupar só com nota, e esquecem do desenvolvimento dos outros aspectos? Ou, ainda, tem outros filhos e as preocupações ficam mais voltadas para os cuidados essenciais que os menores precisam?
Seja como for, há aqueles acontecimentos que lembram aos pais que essas vidinhas estão mudando de forma rápida e definitiva: a chegada dos dentes permanentes é um deles. Tem criança que ostenta suas janelinhas com orgulho, outras com vergonha; nosso chuchuzinho, tímido como é, pertence ao meio termo, quase na segunda categoria, e embora não esconda totalmente, também não sai mostrando por aí.
Foto que tirei prometendo que não ia mostrar para ninguém... |
Em abril de 2014, ele veio me mostrar que o dente 'de cima' estava mole, e eu toda boba falei para todo mundo, só para descobrir que era uma reabsorção normal, e estava longe de cair. Na verdade, os que caem primeiro são os de baixo, e o Enzo seguiu a regra, em idade e posição. O primeiro dente que caiu (incisivo central inferior direito, ou para os íntimos) foi de forma divertida: brincando de guerra de travesseiro em um domingo (07/06/15) com o papai, sangue no travesseiro, procura na cama... Lá estava ele.
4 dias depois: o primeiro dente permanente já estava lá! |
O segundo, vizinho da esquerda, foi mais divertido ainda, na quarta-feira seguinte (10/06/15): na natação, depois de um mergulho, percebeu que caiu, e fizeram até uma caça ao tesouro, sem sucesso, pois deve ter sido puxado pelo filtro.
A única coisa que nos surpreendeu é que esperávamos uma choradinha por causa do sangue, da mudança... Mas ele não fez nada disso.
É, ele está crescendo!! ;-) rsrs