terça-feira, 12 de abril de 2011

Cheio dos passeios

Pois é, ele está crescendo, definitivamente... Sei que sempre falo isso, mas é que umas vezes 'percebo' mais que outras! Estes finais de semana em abril têm sido bem gostosos, cheios de passeio ao parque (tipo o "Horto Florestal" de SP), parquinhos de shopping e agora... Cinema!!


Fomos no domingo ver "Rio", a animação do brasileiro Carlos Saldanha que é simplesmente demais!! Bem que ele disse que a personagem principal era a cidade, porque os detalhes, das favelas ao Cristo Redentor, são de emocionar. O colorido do Carnaval está incrível, lendo a reportagem dá para entender (ou imaginar) um pouquinho do trabalho... Espero que isso tenha ajudado o Enzo a gostar depois!!

É, porque, quando chegamos (em cima da hora), ele estava dormindo, e acordou já no escuro e com trailers passando naquela altura! Nem preciso dizer que quis ir embora na hora, né? Tive que ficar com ele de pé, no cantinho, segurando coladinho no colo e só sentindo o coraçãozinho acelerado e o beicinho se formando por uns quantos minutos até que ele aceitasse ir sentar com o Mika. Passou o tempo todo no meu colo, ameaçando chorar às vezes, com medo do passarinho "do mau" e de todos os meios de transporte que passaram na tela e eram superbarulhentos - menos o bondinho e a asa-delta...

Na realidade, a culpa na minha opinião vai toda para o som altíssimo, ainda mais em um filme supostamente infantil (dublado, sem 3D) e já com batuque demais, já que se passa literalmente no meio do Carnaval. Mas, depois da choradeira final, que nem entendemos por que, ele saiu contando para todo mundo que foi no cemana ver o filme da lala e do Carnaval ;-)



E digo mais, é filme pra paulista nenhum deixar de chamá-la de Cidade Maravilhosa    :-O

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Falando em "se safar..."

Pois é, o Enzo anda com umas respostas na ponta da língua, coisas que a gente acha que ele só repete, mas na verdade ele sabe "aplicar" na hora certa.
Uma das melhores é quando ele não sabe alguma coisa e ele começa a frase como se estivesse dando a chance para respondermos:

eu: E que cor é o Kiwi por dentro?
ele: o Kiwi é... É...
eu: Verde!! (toda empolgada, porque estou 'ensinando' para ele)
ele: Muito bem!

Pode?
Outra coisa que ele tem usado muito é a resposta:

"Hmm, boa pergunta."
Assim mesmo, até com a reflexão no início.

Mas, falando em se safar, ele tem estado terrível, mão pesada, bate nos coleguinhas e até na gente, se deixarmos... Fico super triste com isso, claro, porque sei que às vezes não é porque perdeu a paciência, é porque quer chamar a atenção ou porque quer 'encrenca', mesmo. Já tentei dar broncas, ficar de castigo, parar tudo e conversar, agora estou na técnica de "não quero papo". Mas o espertinho já está virando o feitiço, porque agora, quando passa um tempo e vou conversar sério com ele, olha o que eu escuto:

eu: Você sabe porque a mamãe te pôs no castigo/ brigou com você/ não quis brincar/ outros, né?
ele: O Enzo ta muito bavo e tite com você.
eu: como assim, eu que fiquei brava/ triste porque você se jogou no chão/ jogou um brinquedo no chão/ cutucou as cachorras/ ficou batendo na porta/ enquanto eu estava no banheiro/ outros!
ele: O Enzo ta muito bavo e tite com você, não quero papo.

Pode [2]?? E agora aprendeu o pior, que a palavrinha "desculpa" é mágica... Qualquer coisinha que ele faz, já vem:
"Desculpa, o Enzo não vai mais bater em ti."

Assim mesmo, em segunda pessoa.


Mas não é que tudo são espinhos, não, ele é super bonzinho e prestativo quando quer, oferece o que está comendo, agradece, pede licença, gosta de aprender coisas novas, adora um livro, hehe...
É só que, às vezes, dá uma vontade de dar um sacode...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Não vou nem dizer que estou devendo...

Mas acho que vou me "safar" em grande estilo.... É que, em janeiro, decidi "guardar" as primeiras aventuras do Enzo no Parque Aquático para juntar com as da natação. Só que ele ainda nem começou as aulas... E de espera em espera, estamos em abril!! E tantas outras coisas foram postergadas...
Então, para me redimir de tantas vezes em que ele acordou cantando quando mal sabia completar as palavras, e nós nunca gravamos, peguei essa agora. É uma nova fase, porque ele agora não tem "vergonha" de nós, pelo contrário, se queremos cantar junto, ele já lança:

"Fica quietinh@ que o Enzo está cantando."...